segunda-feira, 24 de maio de 2010

MikroTik envia backup por e-mail.


Olá pessoal! Postando hoje uma maneira de fazer com que o MikroTik gere um backup do seus sistema e envie este backup por e-mail. Muito interessante para os esquecidinhos, rs. Fiz um interessante usando o netwatch para monitorar um radio, quando este radio caia ele pegava uma pagina .html que coloquei no files e enviava esta pagina para meu e-mail tipo "A repetidora XXXX Caiu" ficou legal.
No site da under-linux tem muitos tutoriais mostrando com fazer o backup por e-mail, caso não consiga com este que postei porque traduzi com o Google.
boa experiencia a todos...

Para enviar um email com um backup regular de todas as configurações do sistema, três passos são necessários. Em primeiro lugar você deve garantir que você tenha definido a saída de e-mail as configurações do servidor SMTP em "ferramenta de e-mail", em seguida, criar o script que gera o arquivo de backup se, por último é criar um cronograma para executar o script de backup em uma base regular.

Este primeiro exemplo funcionar definitivamente no ROS v2.9.44 que esta tenha sido levantada em linha reta de um sistema vivo em execução.

Em primeiro lugar, a entrada os detalhes de seu servidor SMTP para que o sistema sabe para onde enviar e-mails, o endereço IP 1.2.3.4 deve ser substituído pelo IP do seu servidor SMTP upstream.Se você estiver executando o servidor de mail próprio, em seguida, usá-lo, caso contrário, informe o endereço IP do seu servidor de email do ISP. Defina o seu "de" e-mail para algo sensato, mas não precisa ser um endereço de e-mail real que existe, como nunca estaremos enviando e-mails para o Miktrotik, este é apenas um endereço de e-mail para que você possa reconhecer que ele tem vêm.


/ tool e-mail
set server=1.2.3.4 from="SomeSystemName@somewhere.tld"


Gerar o Script de Backup

Examplo 1
/ system script
add name="backup_mail" source="/system backup save name=email_backup \n/tool \
e-mail send file=email_backup.backup to=\"someone@somewhere.tld\" body=\"See \
attached file for System Backup\" subject=\(\[/system identity get name\] \
. \" \" . \[/system clock get time\] . \" \" . \[/system clock get date\] \
. \" Backup\"\)\n"


Sugere-se que você agora testar executar este script e veja se cria um arquivo de backup como um anexo e envia-lo para o seu endereço de e-mail que você setup do script

run backup_mail


Se você não receber o e-mail, verifique a contagem para executar esse script, emitindo o comando "imprimir". Isto irá mostrar quantas vezes o script foi executado, e quando ele foi iniciado. Se a contagem é incrementado cada vez que o script é executado manualmente eo carimbo de data e hora é recente, então o problema não é provável que seja com erros de sintaxe no script em si, mas com as configurações de e-mail.

Agora temos que adicionar um cronograma para que o script é executado com a freqüência que você precisa, por exemplo, diária, semanal, mensal. Alterar a data de início para uma data real no futuro para qualquer dia da semana que deseja receber o primeiro e-mail backup. Alterar o tempo de início para a hora do dia você quiser que o e-mail a ser enviado, por fim alterar o período de intervalo de muitos dias, porém mais tarde você deseja que ele repita esse script. Neste caso, eu tenho configurá-lo para me enviar um e-mail em uma base semanal.

fonte:http://wiki.mikrotik.com/wiki/Send_Backup_email

Até mais...

Nenhum comentário: